Momento Arquitetura #05 – Influência das Cores





Você sabia que as cores podem influenciar positivamente em nosso dia a dia e que cada cor é capaz de transmitir sensações de acordo com o cômodo em que ela é aplicada?

Pois é verdade! A cor ideal no seu quarto, por exemplo, pode afetar no seu relaxamento proporcionando um sono mais leve e profundo.
Então, vamos ver as sensações que cada cor proporciona em cada ambiente para acertar na hora da escolha e usufruir das suas propriedades.

VERDE

O verde simboliza o equilíbrio, saúde, harmonia e tranquilidade, sendo ideal para quartos, banheiros e salas de estar. Além disso, é possível encontrá-lo nas salas de aulas e de reuniões, pois promovem a concentração.

cores       

       

AMARELO

O amarelo é a cor que transmite bastante energia e é bem estimulante. Assim como todas as cores, nós temos diversas nuances, então, tons amarelos suaves tornam os ambientes mais aconchegantes e confortáveis, indicados para salas de estar e áreas de convivência.

     

LARANJA

O laranja, assim como o amarelo, também é uma cor de muita energia e calor, e está ligada à comunicação, criatividade e ao movimento. Muito indicada para em salas de estudo, escritórios, principalmente àqueles voltados para criatividade e comunicação e para quartos de crianças e adolescentes. Além disso, é uma cor muito bem vinda nas salas de jantar e cozinhas, pois despertam o apetite.

      

      

VERMELHO

O vermelho é uma cor bem forte e simboliza a força, o poder, a fortuna, e o amor. Pode ser aplicado em vários cômodos caso queira deixar o ambiente mais aconchegante, caloroso e convidativo. Caem muito bem, também, em ambientes frios, como os banheiros, aquecendo-os.

      

      

AZUL

O azul está associado ao relaxamento e ao poder de acalmar, por isso, muito indicado para quartos e salas de estar. Mas cuidado com a tonalidade do azul para os quartos, prefira tons mais claros para não despertar muito. O azul também tem a capacidade de aumentar a produtividade, ou seja, ótima opção para escritórios e salas de estudo.

      

VIOLETA

É uma cor muito ligada à espiritualidade além de dar um ar mais moderno e sofisticado aos ambientes. Os tons mais escuros, tanto em combinações com tonalidades claras ou escuras, criam ambientes luxuosos. Já os tons mais claros ficam bem delicados e causa um efeito romântico, ótimo para quartos.

      

BRANCOS

O branco transmite paz, tranquilidade e acalma. Mas é sempre bom estar associado à outras cores, para que o ambiente não fique muito frio, causando até irritações nos olhos ou efeitos contrários, como nervosismo. Muito utilizados em todos os cômodos, principalmente, para quem pretende causar a sensação de um espaço amplo.

      

      

PRETO

O preto vai bem em todos os cômodos e todos os estilos, desde que na medida certa para não carregar o ambiente e torná-lo sombrio. Ele traz um ar de sofisticação e pode deixar os ambientes bem aconchegantes, desde quartos, salas, cozinhas, até escritórios e banheiros.

      

      

NEUTROS

Cor coringa na decoração, encontrado em todos os ambientes. Desde os marrons mais escuros, aos beges mais claros, estão ligados à elegância e tranquilidade. São versáteis e te abrem um grande leque para combinações com cores diversas e para todos os estilos.

      

      

Agora que você já sabe sobre as cores, é só escolher as que te representam ou que você quer que te influencie em cada ambiente e ousar da criatividade! Ah, e não deixe de acompanhar nosso blog e redes sociais, porque sempre têm notícias e dicas novinhas para você! 🙂

Facebook | Instagram | LinkedIn | Youtube