cuba para banheiro

Momento Arquitetura #2: Cuba para banheiro





Cuba para banheiro… quem é que nunca ficou na dúvida na hora de escolher a ideal? Seja pelo formato, modelo, material, custo e até mesmo cor, existem diversas opções no mercado para todos os estilos, gostos e bolsos.
Vamos falar um pouquinho sobre cada uma delas, o local mais indicado, o que é necessário para cada modelo e vamos mostrar imagens para te inspirar.

Cuba de coluna

É uma das mais simples e baratas de se encontrar. A coluna serve para esconder a tubulação, o que pode também ser uma meia coluna.

cuba de coluna     cuba de coluna

Caso você tenha esta cuba em casa e dar uma modernizada no banheiro, mas não quer quebrar, a solução é fazer um armário rodízio que encaixa na coluna. Esteticamente, vai parecer uma cuba de apoio, além de aproveitar o espaço inferior com armários.

cuba de coluna

Cuba de embutir

Um outro modelo mais comum também, porém é preciso uma bancada de pedra, geralmente, para embuti-las. Elas ficam completamente encaixadas e existem diversos modelos e formatos, com um ótimo custo benefício.

cuba de embutir       cuba de embutir

cuba de embutir       cuba de embutir

Cubas de sobrepor

É um modelo também embutido, porém parte apoiado numa bancada. Também é preciso uma bancada que, geralmente, deve ser de pedra.

cuba de sobrepor

diversos modelos, formatos e tamanhos. Ajudam a dar um ar mais moderno ao ambiente e, sobretudo, têm um ótimo custo benefício. Principalmente, levando em consideração a estética.
cuba de sobrepor

cuba de sobrepor      cuba de sobrepor

Cuba de semi encaixe

Já para banheiros estreitos, com pouca área para a profundidade da bancada, sugerimos a cuba de semi encaixe, onde parte da cuba fica embutida na bancada e outra parte para fora.

cuba de semi encaixe

Ótimo para aproveitar espaço de bancada mesmo sendo estreita e sem alterar o tamanho da cuba, mantendo um desenho moderno e acessível.

cuba de semi encaixe

cuba de semi encaixe     cuba de semi encaixe

 

Cuba de apoio

Talvez a mais pedida, as cubas de apoio são modernas e oferecem uma infinidade de tamanhos, modelos e formatos, para todos os tipos de banheiros. Elas ficam completamente apoiadas na bancada, apenas com o furo da passagem da tubulação.

cuba de semi encaixe

Se adequa a qualquer banheiro, seja por um formato mais exótico, seja por um material diferente. Às vezes de cimento, vidro, madeira ou até mesmo objetos que utilizam como cuba, por exemplo os tachos de cobre.

cuba de apoio

cuba de apoio        cuba de apoio

Cubas Esculpidas

São cubas esculpidas, geralmente, na própria pedra da bancada. São lindas e super modernas, além de trazerem um ar bem clean para o banheiro.

cuba esculpida

Habitualmente são quadradas, porém o formato interno pode ter algumas variações, como retas e inclinadas. Mas é importante deixar acesso à válvula, para manutenção. Nesta caso, fica uma peça de granito solta, que tampa a válvula, mas de fácil remoção para acesso.
Este modelo, geralmente, fica o dobro do valor das outras cubas, incluindo a bancada, porém depende muito do material que esteja comparando.
Uma outra opção deste modelo sem ser na pedra natural ou artificial é a cuba esculpida com porcelanato, mas precisa de uma mão de obra especializada para um bom acabamento, além do porcelanato ser de qualidade boa qualidade.

cuba esculpida        cuba esculpida

Esse foi o nosso segundo Momento Arquitetura e esperamos que tenha gostado, afinal, preparamos tudo com muito carinho! <3 Toda terça-feira você vai encontrar mais dicas como essa, principalmente, dicas de decoração.  Portanto, fique de olho sempre aqui no nosso blog, Instagram e Facebook!

Dicas por: Paula Rocha