Tapetes – Momento Arquitetura #09





Tapetes: essa é a dica de hoje sobre como aumentar seu apartamento. Já falamos sobre o sofá ideal para dar a sensação de amplitude na sua sala e, vamos agora, falar sobre tapetes, que é um complemento não obrigatório do sofá. Dependendo do tamanho que seja escolhido, pode proporcionar a sensação de espaço pequeno, então fiquem ligados para não errar neste detalhe.

Após a escolha certa do sofá, chegou a hora do tapete. Um elemento não obrigatório na composição do ambiente, mas que traz uma sensação acolhedora.

Tamanho dos tapetes

Ele sempre deve ser maior que o sofá e centralizado nele, sobrando espaço para as laterais ou até mesmo o cobrindo. Caso tenha uma mesa de centro ou poltronas nas laterais, o tapete fará o papel de integração entre eles. Inclua todos os móveis no espaço do tapete, dessa forma o ambiente proporciona uma sensação de amplitude, ao contrário do que aconteceria se fosse menor que o espaço destinado à ele e não integrasse os móveis ao redor.

Tapetes      Tapetes

O mesmo também é válido para os quartos.

O ideal são os tapetes retangulares, mas depende muito do ambiente em que está.

Tapetes

Tapetes redondos são mais indicados para destacar um elemento, seja uma mesa central ou uma luminária de chão.

Tapetes

Estilo do ambiente

A definição do estilo da sua sala vai te levar ao modelo e estampa do seu tapete.
Caso seu estilo seja mais moderno e jovial, pode ousar com estampas geométricas — que estão em alta — coloridas, preto e branco, levando sempre em consideração o restante do ambiente.

Tapetes           tapetes

Um ambiente mais clássico pede um tapete de lã de algodão — se for um espaço mais formal — ou os tapetes persas, que nunca saem de moda.

tapetes

Caso não queira errar no modelo ideal de tapete, os felpudos sempre caem bem com todos os estilos, se adaptando bem em qualquer sala deixando o visual bonito.

tapetes

Cores

A cor depende muito do ambiente e do tamanho da sala. Lembrando que cores mais escuras causam sensação de ambiente menor, sendo mais utilizados em salas amplas.
Os coloridos e geométricos ficam bom para quem tem sofá de cor neutra. Sendo assim não entram em conflito com o próprio sofá, já que são complementares.

tapetes

Já as cores neutras, que são o branco, bege ou cinza, são perfeitas para qualquer tipo de ambiente.

       

Material

Eles podem ser feitos de diversos materiais, basta saber aquele que mais se adequa ao estilo do seu ambiente e também ao bolso.
Os de são mais duráveis e macios. Por possuírem qualidade superior, geralmente são mais caros. Muito indicado para salas de TV.

Uma opção mais barata é o acrílico, que imita muito bem as texturas, porém com qualidade e durabilidade inferior.

Os que são bastante usuais são os felpudos. Alguns deles possuem brilho, que são feitos de poliéster, muito utilizados em sala de TV.

Caso alguém tenha alergia aos felpudos, aconselhamos a opção por tapetes de couro ou fibras sintéticas.

Depois destas dicas é só escolher o modelo ideal para seu ambiente e deixar sua sala bem mais harmônica.

Continue acompanhando o nosso blog e nossas redes sociais para ver mais dicas!

Facebook | Instagram | LinkedIn | Youtube

Texto: Paula Rocha