mesa de jantar

Mesas na sala de jantar – Momento Arquitetura #15





O Momento Arquitetura de hoje vai ajudar uma seguidora com a para a mesa de jantar para uma sala pequena. Com os espaços reduzidos dos apartamentos, esta situação está se tornando recorrente. Então vamos inspirar nestas dicas e imagens para encontrar uma solução.

1 – Estendendo do móvel da TV

Vamos para uma primeira situação que seria estender o móvel da TV para montar uma mesa. Neste caso, pode funcionar quando o móvel da TV faz divisa com a parede da cozinha. Sendo assim, você pode aproveitar os dois lados da mesa com cadeiras, ou também com pufes que podem ser colocados tanto na mesa de jantar quanto na sala.

 

Se a parede não fizer divisa com a cozinha aberta, ou tiver uma mureta que não queira retirá-la, estenda montando uma mesinha menor.

Outra situação estendendo o móvel da TV, é fazer o próprio móvel de assento, colocando uma mesa com cadeiras do outro lado. Isto ajuda na sensação de amplitude do local e economiza um pedaço da sua sala.

mesa de jantar

2 – Mesa dobrável ou extensível

Ao pensar numa mesa dobrável, logo vem imagens de mesas de ferro, não muito agradáveis em ambientes residenciais, mas vamos tirar isso da cabeça pois tem opções lindas e bem modernas que dá para adequar na sua sala. Ela pode ficar camuflada num móvel e quando aberta revelar uma linda estante ou cristaleira.

mesa de jantar

Pode estar disfarçada de aparador, num cantinho da sala, com decorações e na parte interna guardar as cadeiras, também dobráveis.

mesa de jantar

mesa de jantar

Ou quem sabe ser um belo quadro na parede?

mesa de jantar

Existem diversas opções. Para solucionar onde colocar as cadeiras, elas podem ser dobráveis e guardadas em um cantinho. Ou podem ser utilizados pufes, que atenderão a parte da sala de estar e TV quando não estiverem sendo utilizados para a mesa, o banco também é uma ideia e pode ser utilizado como um apoio ao sofá.

mesa de jantar

As mesas extensíveis são úteis quando você precisa acomodar mais pessoas do que no dia a dia. Você tem um cantinho para a mesa que acomoda umas duas pessoas, extensível para umas 4, assim ela não ocupa espaço e podemos encontrar vários modelos bonitos e já prontos.

 

3 – Aproveitando os cantinhos

As vezes um cantinho que não cabe uma mesa convencional com cadeiras, pode encaixar uma mesa com banco alemão. Ele permite um ganho de espaço, já que não é necessário espaço para passagem atrás das cadeiras, além de ficar lindo e moderno.

mesa de jantar

mesa de jantar

Alguns outros modelos de mesa, junto com um banco, podem ficar camuflados no aparador ou na estante. Então, analise o seu espaço e escolha o melhor modelo que se encaixa ao seu ambiente!

Gostou? Continue acompanhando o nosso blog e nossas redes sociais!

Facebook | Instagram | LinkedIn | Youtube

Texto: Paula Rocha