Quarto Montessoriano, você conhece?





O que é o método montessoriano?
É importante começar dizendo que o Montessori não é um estilo de decoração, mas um método, um conceito de tratamento para as crianças. Ele foi criado na virada dos séculos XIX e XX, pela médica e pesquisadora psiquiatra Maria Montessori.
Ela observou que, numa escola especial, os meninos e meninas que melhor se desenvolviam eram aqueles mais bem estimulados. Acredita nisso?
Ela afirmou, por meio de seus estudos, que nenhum ser humano nasce superior a outro. A diferença é que algumas pessoas conseguem enfrentar mais facilmente alguns obstáculos da vida em virtude das suas capacidades cognitivas.
Ela disse também que os pais deveriam levar mais em consideração as necessidades e comportamentos dos seus filhos. Assim, seu físico, intelecto e emocional podem ser influenciados pelo ambiente.
Por isso, o quarto montessoriano é pensado para estimular a liberdade e a curiosidade das crianças fornecendo sempre a segurança que elas precisam. Se interessou por fazer um projeto montessoriano em casa? Aqui vamos dar algumas dicas para te inspirar neste projeto.
Característica de um quarto de bebê montessoriano
*A cama
Uma das características que mais assusta os pais no método montessoriano é a ausência do berço, diferente de todos os outros estilos de quartos de bebê mais conhecidos.
A cama montessoriana com o colchão no chão é indicada nos quartos pois acredita-se que o berço restringe os movimentos das crianças e não dá autonomia, fazendo com que ela dependa dos adultos até para ter acesso à própria cama.
Garantir a segurança e o conforto da caminha no chão é simples: almofadas e protetores são aliados da cama montessoriana e podem impedir que o bebê muito pequeno role para fora dela enquanto dorme. Para evitar a friagem do chão, a base da caminha pode ser de madeira, ou mesmo feita daqueles tapetes de EVA.
*Uso de espelhos na decoração
Os espelhos na altura das crianças também são itens importante do quarto montessoriano. As peças, colocadas normalmente na horizontal ao lado da caminha das crianças, servem para que eles possam se reconhecer ao se verem refletidos.
No método montessoriano, os espelhos são tão importantes porque mostram para as crianças que elas são indivíduos, ou seja, que existem por si só, não são parte da mãe ou do pai. Isso auxilia no desenvolvimento da autonomia. E, como estamos falando de crianças ainda na primeira infância, pode ser interessante acrescentar ao espelho uma barra de apoio, que ajude o pequeno a se apoiar para ficar em pé e se observar.
*Uso de barras de segurança
A barra de segurança na parede também serve para que os bebês tenham autonomia
e aprendam com segurança a ficar de pé e até dar os primeiros passos. Como tudo dentro de um quarto montessoriano, a barra deve ser instalada com segurança para que não machuque a criança e nem tire dela a confiança para dar novos passos sozinha.
*Prateleiras
A ideia do quarto montessoriano é ter prateleiras baixas e móveis baixos, assim é a criança que decide como e quando vai brincar com as próprias coisas. O método Montessori é realmente uma forma de metodologia de ensino que permite estimular a criança das mais diversas maneiras.
*Cores das paredes
Quem conhece e segue os preceitos do Feng Shui já sabe o quanto as cores influenciam a vida das pessoas, incluindo a qualidade de seu sono. Para um quarto de bebê, recomenda-se uma base neutra, em tons bem claros de verde, azul, rosa e outros – com exceção do amarelo, que faz mal às crianças. Para fugir da monotonia, o melhor é aplicar cores fortes em peças menores da decoração.
Eai, o que achou da ideia? Muito interessante, não?
Agora é só escolher a melhor proposta de acordo com o seu gosto pessoal e já começar o seu projeto.