Momento Arquitetura #07: Coberturas





O nosso Momento Arquitetura de hoje, vai atender a alguns pedidos solicitados que são de coberturas. Você que tem um apartamento de cobertura, quintal ou área externa, fique ligado nestas dicas para aproveitar melhor o espaço e ganhar uma área de lazer.

O pavimento superior das coberturas, geralmente possuem uma saleta com um banheiro e o restante é toda uma área aberta. Alguns possuem a área de serviço nesta parte superior, mas é possível adequar e aproveitar o espaço como uma área de lazer.

Coberturas 1

 

Existem coberturas para todos os estilos e preços.

– Coberturas de telhas cerâmicas

As coberturas de telhas cerâmicas são as mais populares e possuem um ótimo custo benefício.

Telha de cerâmica

 

Conferem ao ambiente um espaço mais rústico, já que sua estrutura geralmente é feita em madeira.

Telha de cerâmica

Porém, podemos encontrar telhas de diversas cores, caso você queira deixar seu ambiente mais leve, com telhas claras.

Telha de cerâmica

– Telhas de barro

As telhas de barro absorvem água e, consequentemente, aumenta o peso de toda a estrutura. Dessa forma, é um ponto importante a ser analisado por um profissional para não comprometer a construção.

Tijolos

Geralmente, este tipo de cobertura são feitas em pequenos trechos, porque possui uma inclinação acentuada e permite vãos livres menores.

telhas

– Telhas de fibrocimento

A cobertura com as telhas de fibrocimento são mais leves e de fácil instalação. Portanto, a estrutura do telhado é mais simples e isso resulta em economia no preço final.

Telha de fibrocimento

A estrutura pode ser feita de madeira ou metal. Depende do estilo que você quer dar ao ambiente. Geralmente as metálicas são as mais utilizadas.
Uma vantagem desta telha é que ela tem uma baixa inclinação. Assim sendo, a cobertura fica com o aspecto mais leve e, não necessariamente, elas precisam ficar aparentes. Podem ser embutidas em platibandas e podem receber um forro de gesso, PVC ou outros materiais para um acabamento do teto.

Telha de fibrocimento

– Telhas de alumínio galvanizado

telha em alumínio galvanizado é o sistema mais moderno disponível hoje no mercado.

Telha em alumínio galvanizado

São práticos, rápidos e leves, o que gera menos esforço à edificação. Elas podem receber espumas térmicas, fazendo um sanduíche o que proporciona um isolamento térmico ao ambiente e, consequentemente, um conforto maior.

Telha de alumínio galvanizado

A estrutura metálica para esta telha precisa de um bom detalhamento e um profissional ou empresa especializada para fabricação e instalação, assim como todas as outras.

Telha de alumínio galvanizado Telha de alumínio galvanizado

 

Pergolados

Vamos falar um pouco agora sobre os pergolados que dão um ar super moderno ao ambiente.

Pergolados

Podem ser, também, o complemento de outra cobertura, pois permitem cobrir uma área e a passagem da luz. Essa cobertura translúcida pode ser feita com o policarbonato ou vidro.

Pergolados

Ótimo para quem tem um jardim, pois permite esta integração como ambiente externo.

Coberturas

A estrutura das pérgolas pode ser metálica ou madeira, depende do ambiente que você queira montar no espaço.

Coberturas

Coberturas

Sendo a metálica, ela é mais leve, ou seja, não sobrecarrega muito a estrutura do edifício. É mais rápida a instalação, mais resistente às intempéries e dependendo do tipo de madeira escolhida para estrutura em madeira, a metálica sai mais em conta.

– Coberturas

Já a cobertura pode ser em policarbonato, vidro, bambu — para dar um ar mais rústico e natural ao ambiente —, ou até mesmo uma cobertura verde, deixando o espaço bem aconchegante.

Coberturas

Coberturas
Os tipos de cobertura translúcida devem ter cuidado com a insolação, dê preferência aos ambientes mais abertos para evitar que o espaço retenha muito calor, o ideal é que os materiais tenham um tratamento refletivo ou de retenção de infravermelho.

Coberturas

O policarbonato é mais leve e com o custo melhor que o vidro. Por isso, permite fazer curvatura na estrutura, mantendo a resistência. Já o vidro tem suas vantagens da durabilidade, não amarela com o tempo e pode receber alguns tratamentos que podem ter um ótimo desempenho térmico e acústico. Porém, por ser mais pesado exige uma estrutura mais robusta para sustentação, consequentemente, mais cara também.

– Conclusão

Estas são as principais formas de cobrir o seu terraço e criar um ambiente de lazer, não somente para apartamentos de cobertura, mas para quem tem um quintal ou um espacinho e queira aproveitar o ambiente com um espaço gourmet, uma área de lazer e reunião.

Gostou desse Momento Arquitetura? Continue acompanhando nosso blog! Ah, e não deixe de conferir, também, as nossas redes sociais.

Facebook | Instagram | LinkedIn | Youtube

Texto: Paula Rocha