divisória

Momento Arquitetura #06: Divisória de cozinha





Um assunto que está presente em muitos apartamentos, principalmente nos atuais: a integração da cozinha e área de serviço. Muitas vezes, a iluminação e ventilação da cozinha vêm através da área de serviço e fechar completamente esta ligação pode gerar uma falta de circulação de ar dentro da cozinha, aumentando o calor durante o momento em que o fogão ou forno estiverem funcionando.

Existem diversas formas de fazer esta separação ou divisória entre os cômodos, depende da sua intenção. Por exemplo, se prefere a iluminação natural, o ideal são divisórias de vidro translúcidas ou que refletem a luz. Caso não queira deixar a vista aquela roupa no varal, opte por uma divisória com portas para isolar as áreas.
Vamos ver alguns exemplos e possibilidades destas divisórias para se inspirarem na hora de escolher para o seu apartamento.

SEPARAÇÃO TOTAL

Opção para esconder toda a “bagunça”, ou esconder uma roupa estendida no varal, ou evitar odores e gorduras nas roupas.

As mais comuns são as de vidro, pois ocupam pouco espaço e deixam o ambiente clean. Existem diversas formas de fazer esta divisória com o vidro. Por exemplo, deixá-lo incolor e liso, para bloquear os odores. Sendo assim não há perda da iluminação e ventilação na cozinha e causa a sensação de um espaço amplo.

      

Os vidros podem ser jateados de várias formas: totalmente jateado, com listras, outros desenhos e até personalizados. Eles têm a vantagem de esconder a lavanderia, por mais que fiquem as sombras, principalmente se tem roupa no varal, mas permitem a passagem da iluminação.

      

Caso você queira bloquear a visão totalmente com o vidro, pode fazê-lo serigrafado. É um pintura que o vidro recebe em alta temperatura que fixa a tinta ao vidro, tornando-o temperado também.

Ou pode adesivar com vinil. Estas opções pode ser feita com cores, caso queira dar uma vida ao ambiente.

Ainda dentro da opção de separação total dos ambientes, podemos colocar as portas de correr de alumínio e vidro. Ela pode ser feita com um bloqueio visual, através do alumínio, em partes da divisória, somente um detalhe, ou simplesmente a esquadria em alumínio fixando o vidro.

As divisórias de madeiras também servem para uma separação total, porém são menos indicadas. O ideal são os trilhos suspensos para evitar contato direto com o piso e água. Mas podem trazer um charme e detalhe a mais na cozinha.

SEPARAÇÃO PARCIAL

Para evitar respingos de água ou gordura e manter a luminosidade e ventilação natural, opte pelas divisórias parciais. Geralmente são fixas e auxiliam na sensação de amplitude do espaço, visto que a integração é favorecida.

Dentre as divisórias seguimos com a mesma linha dos vidros da separação total. Uma infinidade de modelos e cores podem ser trabalhadas, inclusive adesivos personalizados ou o adesivo louça para anotar um recado.

Para quem utiliza máquina de lavar roupa ou lava e seca com abertura frontal e vai fazer uma bancada inteira passando por cima da máquina, a divisória pode apoiar sobre a própria pedra para separar os ambientes.

Uma solução bem estilosa, alegre e moderna são os cobogós, que são os blocos vazados de diversas cores, formatos e materiais. Permitem a passagem de ventilação e iluminação, porém, dependendo do modelo, podem ocupar um pouco mais de espaço nesta divisa.

Seguindo a linha dos cobogós, nós temos os tijolinhos de vidro, permitem a passagem de luz e decoram o ambiente, porém bloqueiam parte da ventilação.

A madeira, assim como também na separação total, pode ser utilizada. Porém é de difícil manutenção e precisa de alguns cuidados para conservá-la. Mas o ripado de madeira é indiscutível uma opção super elegante para quem quer dar um ar moderno na cozinha.

Em alguns apartamentos encontramos uma mureta de separação entre estes ambientes, neste caso é só escolher uma das divisórias citadas acima, de acordo com a sua necessidade e preencher a área acima da mureta.

Conclusão

Como vimos, existem infinitas possibilidades de separar os ambientes ou apenas dividi-los, então vamos escolher aquela que melhor atende suas necessidades, tanto em ventilação, iluminação natural, custo e aquela que se adequa ao estilo da sua cozinha.

Acompanhe o nosso Momento Arquitetura, no nosso blog e nossas redes sociais para ficar por dentro de todos os assuntos relacionados à decoração e, também à nossa empresa!

Facebook | Instagram | LinkedIn | Youtube