coifas-e-depuradores

Momento Arquitetura #3: Coifas e depuradores





No texto anterior, falamos um pouco para você sobre as cubas para banheiro, mostrando suas diferenças e quais são mais indicadas. Hoje, você vai saber mais sobre as coifas e depuradores! Confira:

1 – Diferença Coifas e depuradores

Existe uma diferença entre coifas e depuradores (aparelhos que ficam acima do fogão) que poucas pessoas sabem e, por isso, ficam em dúvida na hora de comprar. O que você precisa saber, em primeiro lugar, é que muitos conhecem os depuradores como Suggar. Entretanto, Suggar é uma das marcas fabricantes.

São itens essenciais na cozinha, principalmente nas cozinhas abertas, integradas com a sala, porque eles ajudam a filtrar o ar gorduroso e quente que saem das panelas.

depurador 01    depurador branco eletrolux

coifa 01      coifa 02

coifa 03        coifa 04

2 – Depuradores

Os depuradores possuem um filtro de carvão interno que peneira o ar e devolve para a cozinha cerca de 70% dele limpo. Ou seja, é eficiente, mas aos poucos vai acumulando gordura ao redor, além de devolver calor.

É necessário mudar o filtro que ajuda na absorção de tempos em tempos, porque varia muito com a intensidade de uso. Além de manter uma constante higienização, a fim de evitar acumulo da gordura.

cozinha com depurador       cozinha com depurador

cozinha decorada com depurador       cozinha branca com depurador

3 – Coifas

As coifas possuem um duto na parte superior e são encontradas em diversos modelos e formatos. Podem funcionar como depuradores ou exaustores.

O depurador da coifa tem o mesmo sistema dos depuradores citados acima, ou seja tem um filtro de carvão que precisa trocar de tempos em tempos, de acordo com o uso e o ar volta para o mesmo ambiente.

sistema coifa 01  sistema coifa 02

 

  

cozinha clara com coifa   cozinha decorada com coifa

   

Como elas possuem um duto, a saída de ar acontece por cima, então não é recomendado embutir a coifa num armário, a não ser que tenha brisas ou ventilação para a saída deste ar.

Atualmente já existem coifas que ficam embutidas no armário, mas ainda assim tem toda um esquema especificado para ventilação. Além disso, elas dão um ar bem clean e moderno ao ambiente.

Para a coifa funcionar como exaustão é preciso de uma saída para fora do ambiente, que não seja para outro cômodo. Tem que ser, de fato, para uma área externa. Sendo assim, 90% dos odores são eliminados e o ar filtrado, fazendo com que o ar quente e gorduroso seja substituído pelo ar frio externo.

O tamanho da coifa e depurador varia de acordo com o tamanho do fogão. Por exemplo, se tem 4 bocas é mais indicado os tamanhos que giram em torno de 60cm. Já os fogões de 5 ou 6 bocas utilizam-se os com tamanho entre 80 e 90cm.

4 – Coifas e depuradores para apartamentos

Para concluir nós temos os depuradores que são mais indicados para apartamentos, pois quase nenhum tem essa saída para a área externa para funcionar como exaustão. Além disso, são mais baratos e de fácil instalação.
As coifas que funcionam como depurador são mais modernas esteticamente e também indicadas para apartamentos. Tem um valor agregado mais alto que os depuradores normais, mas desempenham a mesma função.
A coifa para exaustão é mais indicada para cozinhas maiores, que já possui a programação para a saída externa ou é mais fácil executar obra para esta instalação.

Além do mais, existe uma especificação de cada aparelho que é com relação à vazão, ou seja, à potência e eficiência do aparelho.

Essa especificação vem na caixa e ajuda na escolha do modelo mais apropriado para o seu espaço. É bem fácil calcular, olha só:

a área total da cozinha (largura x comprimento) x o pé direito =  volume da cozinha em m³. Este valor é multiplicado por 12 (que para funcionar bem é necessário que o aparelho retire o ar 12 vezes da cozinha) este resultado será o valor em m³ da vazão por hora.

Com estas informações basta escolher o modelo mais apropriado com o estilo da sua cozinha e da sua necessidade.

Considere:
A = área total (largura x comprimento)
L = Largura
C = Comprimento
B = pé direito
V = volume total da cozinha em m³
Z = vazão por hora

Então a fórmula é a seguinte:

1º) A = L x C
2º) V = A x B
3º) V x 12 = Z

 

O que achou das nossas dicas sobre coifas e depuradores? Fique ligado nas nossas redes sociais e blog, que sempre tem mais novidade para você!

Facebook | Instagram | LinkedIn | Youtube