Área de serviço – Momento Arquitetura #17





Área de serviço: como escondê-la

Nos apartamentos atuais, a área de serviço e a cozinha são um único ambiente. Vamos ver, abaixo, algumas formas de escondê-la dando a sensação de uma cozinha ampla e organizada.

Divisórias

As divisórias parciais ou totais entre ajudam a esconder aquela baguncinha a mais e também evita a passagem de odores ou respingos.

Uma forma de integrá-los é inserir a área de serviço na cozinha e camuflá-la de algumas formas.

A primeira opção seria a utilização de tanques de embutir. Geralmente, em inox embutidos numa pedra de mármore ou granito, proveniente da extensão da pedra da cozinha. Desta forma, teremos um espaço contínuo e um aproveitamento maior, tanto da área acima da bancada quanto na parte inferior com armário, seguindo a mesma linha da cozinha.

área de serviço

Máquina de lavar

Uma outra dica bem interessante é optar por máquinas lava e seca com abertura frontal.
Nestes ambientes a utilização de varais não é recomendada, pois a roupa sempre estará exposta ao calor e odores da cozinha. A máquina, além de secar as roupas, pode ficar abaixo de uma bancada, a mesma do tanque e da cozinha. Portanto, ganhamos um espaço a mais. Fique sempre atento à altura da bancada e da máquina, uma está relacionado com a outra, em espaços menores, opte por tamanhos menores.

área de serviço

área de serviço

Há quem prefira deixar o tanque escondido com um tampo de madeira móvel ou com uma abertura basculante, aproveitando o espaço na parte superior e deixando escondido quando não estiver sendo utilizado.

E aquele espaço para vassouras, rodos e tábuas de passar? É sempre um dilema para que não fique aparente, mas existem algumas soluções. Um móvel vertical ao lado do tanque ou até mesmo na frente dele, com uma abertura no estilo gaveta. Uma outra solução, também, é fazer um gavetão abaixo dos armários da cozinha.

área de serviço

área de serviço

Gostou? Então continue acompanhando o nosso blog e nossas redes sociais!

Facebook | Instagram | LinkedIn | Youtube

Texto: Paula Rocha